Análises dos ensaios: 6º dia

maio 7th, 2016 | by Antonio Neto
Análises dos ensaios: 6º dia
2016
1

Oi galerë do ESC12Points!

Hoje aconteceu o sexto dia de ensaios do Eurovision 2016 e dessa vez foi a vez de conferir o ensaio completo dos países que estão participando da segunda semifinal.

Eurovision 2016

Letônia

Fefe: Ai meu Deus, agora sim tô botando fé! O primeiro ensaio tava meio sem energia, mas esse segundo tá lindo de viver, Justs! Aquele led piscante do fundo, sensacional! E e eu amei as luzes acendendo no ritmo da canção (que convenhamos, é uma delicinha, além do Justs claro). E tenho a leve impressão que ele corrigiu algumas coisas que eu disse na minha análise dele em relação a sua voz… Por favor Europa, leva esse guri pra final, nunca te pedi nada!

Nanda: Sabe o que eu gosto na performance do Justs? Ela é equilibrada. Ele consegue ser minimalista sem ser “pobrinho” e usa os recursos do palco sem deixar que isso tire o foco dele mesmo. Os spots de luz que “dançam” (acende e apagam) com a batida da música são bem legais.

Neto: Jogo de luzes dançando no ritmo da música. Show! Me senti na baladinha do final de semana inclusive, saudades. Justs indo com tudo e mandando bem. Tomara que consiga ir para a final.

Passa ou não passa?

letonia

Polônia

Fefe: O Michal e eu temos algo em comum… Quando acordo, o meu cabelo fica exatamente como o dele hahahahahaha! Enfim, não curti a roupa final dele, muito Paquita, mas vamos combinar que os instrumentos transparentes com as luzes vermelhas e o jogo de luzes tá bem bacana. E a voz do cara também é muito boa ao vivo, sem palavras. Polônia tem muito cara de que vai passar pelo júri…

Nanda: Eu gosto muito dessa música, acho ela lindíssima. A voz do Michal também é incrível. Mas a performance é tão “plana”… Você não se surpreende em nenhum momento. Falta algo… Mas ainda acho que seria justíssima a passagem para a final, musicalmente falando.

Neto: Juro que esperei pela hora que entraria alguma bailarina. Não sei porque mas senti que isso combinaria. Enfim…tudo muito simples e bonitinho, porém não sei se é o bastante. Agora já sabemos porque a ManuElla não veio de paquita. Não existe espaço para duas no mesmo festival. HAHAHAHA

Passa ou não passa?

 polonia

Suíça

Fefe: Tô decepcionada. Primeiro, porque aquela roupa horrível do primeiro ensaio é a roupa final. Ela tá empolgadinha, mas putz, essa performance não tá prestando nem dando valor pra canção… Cabia algo conceitual como a Sia faz em Chandelier ou Cheap Thrills (amo essa música, btw). Queria que ela fosse pra final pela simpatia, mas tá difícil viu?

Nanda: Eike alegria que ela tirou aquele cabelo de poodle! Sem contar que quando ela canta o refrão, parece uma aula de agachamento de academia, de tanto que a mulher sobre e desce! E ainda falta um pouco de carisma… Vamos ver na hora H.

Neto: A mulher tava pegando fogo? Ainda não aceitei essa mudança de visual, mas tudo bem. Rykka parece bem a vontade no palco mas falta animação na vida dela. Ela tá querendo ser meiga demais. A onda é ser meiga e abusada, fofa.

Passa ou não passa?

macedonia2

Israel

Fefe: Uou. Quanto glitter na sua roupa, Hovi! Tem pedraria em tudo que é lado! Gente, quanto brilho numa pessoa só. Amei que vai rolar cascata (pessoa vai chorar quando ver, certeza #tpm) e adorei os acrobatas no bambolê. Eu quero muito ver Hovi na final pela amizade fofa que ele tem com a Barei, mas a performance tá merecendo demais!

Nanda: Quando o Hovi trocou, por livre e espontânea pressão, a versão anterior de Made Of Stars por essa, eu disse que não tinha gostado. Hoje eu digo que a aposta foi acertadíssima. Essa canção cresceu demais no meu conceito e é uma das minhas favoritas… Devo dizer que amei esse chão que eles está usando. Espero que a gente tenha boas tomadas de cima, para vê-lo melhor.  GO HOVI!

Neto: Muito lindo usar estrelas e constelações como plano de fundo da apresentação e o bambolê brilhando no final foi show. Minha única preocupação é que os acrobatas chamem mais atenção que o Hovi, que nem aconteceu com a moça do trapézio do Azerbaijão de 2014. Você lembra dela mas provavelmente não lembra quem tava cantando.

Passa ou não passa?

 israel

Bielorrússia

Fefe: Manda nudes com sucesso! Hahahahahaha gente, tô embasbacada com essa performance!! Amei os hologramas, como as interações estão sutis e principalmente, a interpretação do Ivan que está casando perfeitamente as imagens com sua movimentação… E aquele lobo? Choquitos!!! Se no primeiro ensaio eu já tava ouvindo Help You Fly pra caramba, até o Eurovision já estarei cantando de cor e salteado. Voa, lobinho!

Nanda: SOCORRO ROSANA! Ele tá pelado mesmo!!! Mas é só no holograma. Vou dizer aqui: essa performance tem tudo para ser uma das mais sensacionais deste ano, se não a melhor. O uso do holograma está muito legal! Só a transição antes do último refrão que me pareceu estranha. Classifica fácil.  (Mas tá precisando dar uma afinadinha, hein Ivan…)

Neto: Olha os nudes aí, minha gente! Tô chocadíssimo com o que vi. TÁ MUITO BOOOOM! Como não se empolgar com os hologramas e as interações do Ivan com eles. Estou mega ansioso pra ver como vai ficar com o jogo de câmeras. Merece muito ir para a final.

Passa ou não passa?

bielorrussia

Sérvia

Fefe: Quem disser que essa semifinal está fraca, está enganado… Porque o pessoal tá elevando o nível de uma forma… Mais uma música que eu não dava muito a mínima, mas aí veio a fofura da Sanja e principalmente, a performance poderosa desse ensaio. As fotos das mulheres ao fundo, a formação Power Rangers, a voz dessa menina e como ela está controlada agora… Tem tudo pra emocionar a Europa!!! Adorei a roupa da Sanja e o cabelo quase Amy Winehouse.

Nanda: A pergunta, que certamente não é só minha, é: quem são essas pessoas no telão? Vocalmente, Sanja está impecável, mas essa é uma performance que vai depender de um jogo de câmeras para funcionar. Se não vai parecer que são três minutos de coisas randômicas acontecendo.

Neto: Que apresentação poderosa, Brasil! Uma apresentação cheia de força e poder. Eu confesso que não esperava por isso. Palmas para a Sérvia.

Passa ou não passa?

australia

Irlanda

Fefe: Nada além do que nós já vimos antes, no primeiro ensaio… Nossa, que pobreza. Eu adoro você Nicky, a sua música é muito legal e tudo, mas… Final não rola. Pelo menos eu acho…

Nanda: Faltou voz dessa vez em Nicky? Ainda acho a música muito legal e merecedora de uma vaga na final, só pra deixar claro. Deve levantar a galera na arena, sobretudo quando usa a passarela.

Neto: Nicky me pareceu bem robótico em alguns momentos. Tá tudo legal, mas a Irlanda é dos países mais fracos que mandaram o artista com uma banda acompanhando. Bora ver se o fato de ser um ex-Westlife garante a final para ele.

Passa ou não passa?

scarletidk

Macedônia

Fefe: Que a Kaliopi é super talentosa e sua voz é incrível, não podemos negar e ela dá show mais uma vez. Mas putz, que vestido horrendo é esse, minha querida? Queria gostar de Dona, mas não deu, então, fica pra próxima Macedônia.

Nanda: Mudou o figurino e continuou a mesma bosta. E vou dizer: não sei se a voz da Kaliopi vai salva-la. A música simplesmente não encaixa e o visual do palco não ajuda em nada. Não é ruim, mas também não é bom…

Neto: Kaliopi tá querendo uma vaguinha na disputa do Barbara Dex. Ela consegue fazer uma interpretação forte da música, mas não sei se isso é o bastante para a Macedônia. Pode ficar de fora.

Passa ou não passa?

irlanda

Lituânia

Fefe: CARACA, QUE FOI ISSO? Não, não consigo pensar em mais nada além daquele salto a lá ginasta olímpico que ele dá quase no fim da performance. Elevando o nível da virilha maluca, mas esse movimento precisa de um nome novo. Marcos, cadê você meu filho? PS… Quero que vá pra final por motivos de: tríade báltica da delícia na final POR FAVOR? Apesar de achar a situação um pouco mais complicada pro Donny (pensando bem, pra todos os três mas vamos confiar né)…

Nanda: Migo, deixa a tia explicar. Pior que colocar a letra no telão sem contexto algum (oi Polônia), é usar uma jaqueta com as palavra tudo pintada. Pelo o que a gente consegue ver das filmagens abertas, teremos um jogo de câmeras bem dinâmico. Meu único ponto é: o Donny tá tão concentrado nos movimentos, que ele acaba não concetrando tanto assim na interpretação. Vamos ficar de olho.

Neto: Achei que fosse o Justin Bieber. Tá, parei. Pra que abrir tanto a perna, Donny? Pra não ter que fazer o passo da virilha maluca? Achei legal o telão variando durante a música, mas acho os passos dele meio exagerados.

Passa ou não passa?

lituania

Austrália

Fefe: Dami Im o que foi isso? Meu Deus, que coisa linda! Ok, tivemos problemas com o cubo onde ela fica sentada mas eu espero, de verdade, que isso seja arrumado até o dia do ensaio. Gente, que mulher maravilhosa, canta demais!!! E esse vestido, ó, já tô amando muito. Fora a singela interação que ela faz um quadrado com a mão, e um cursor se mexe junto com o braço dela no telão… As luzes estão incríveis também. Se essa mulher não pegar um top 5, será um crime!

Nanda: Essas projeções 3D são bem interessantes, hein? Vamos ver qualé. Sabe o que eu estou achando bem legal? Não só a Dami, como vários artistas, estão usando elementos que entram e saem do palco com jogos de câmera escondendo a “correria”. Não me lembro se tivemos isso nos anos anteriores. Dami só tem que tomar cuidado que essa descida da caixa é “perigosa”. Qualquer milésimo de segundo errado vai dar ruim… E falta entender a “importância” do vestido, já que ela tanto vinha falando disso.

Neto: Hmm…quanta agonia pra tirar a pobre da Dami de cima daquela caixa. Falando na caixa, ela passou muito tempo lá em cima. O vestido dela é tão bonito que ela deveria ter mostrado ele antes. Não deve ter problemas pra passar, mas eu fiquei com um pé atrás.

Passa ou não passa?

giphy

Eslovênia

Fefe: Ahn… Então, eu queria prestar atenção na performance da Taylor Swift da Eslovênia, mas apareceu um acrobata gostoso girando ao redor do palco, eu acabei perdendo o foco. Seria a melhor coisa se filmassem apenas ele, viu?

Nanda: Update: ManuElla continua parecendo a prima pobre da Taylor Swift. E isso não é um elogio. Beijos. Tchau.

Neto: A cena inicial é até boa e deixa a apresentação com cara de perfomance de Grammy ou algo do tipo. Mas o resto… Nesse caso, prestar atenção no moço que fica girando é melhor do que focar na ManuElla.

Passa ou não passa?

 eslovenia

Bulgária

Fefe: Bem, a roupa da Poli é horrenda, mas ela faz parte da apresentação, que hoje faz muito mais sentido do que na primeira ocasião em que a vimos. As setinhas vão acender no final, e o coro dela vem todo pra frente no fim da performance… Achei bastante animado, vai botar o público lá em Estocolmo pra cima, adorei! Eu consigo ver a Poli passando pra final (assim espero, pois ela tá merecendo!).

Nanda: Update 2: Poli ainda não desistiu desse figurino horrível e ela acrescentou um batom azul. PQP MIGA. Mim ajuda a te ajudar. Tenho a sensação que ainda falta um pouco de sincronia entre a Poli e os “bailarinos” virtuais e isso (e a falta de harmonia dos coros no final) pode matar as (muitas) chances dela.

Neto: Pensei que teriam mais “pessoas” no telão na hora da coreografia. Faltou um pouco de sincronia no início. O resto me agradou, exceto o plano de fundo de boa parte da performance.

Passa ou não passa?

ucrania

Dinamarca

Fefe: Fui enganada de novo. Depois de falar o nome do Justs errado (se fala Iusts, não Djãsts), e ontem o da Sandhja, agora é a vez do Lighthouse TEN, não Lighthouse ÉCS. Enfim, nada muito diferente do que já vimos, assim como a Irlanda… Tá difícil, amiguinhos.

Nanda: Essa coreografia com os pedestais é tão boyband dos anos 90. hahaha. De verdade? Eu gosto dessa música, mas não há absolutamente nada de interessante nessa performance. (Sem contar que eu acho a voz migo que fica à direita tão afetada que isso me irrita…)

Neto: Background super legal, combinando com os pedestais dos microfones. Mas é só isso mesmo. Deixa a cota da bondade pra outras pessoas.

Passa ou não passa?
uk

Ucrânia

Fefe: Não queria falar palavrão, mas ela merece: tá DO CARALHO. Sério, que emoção! Tava muito decepcionada no primeiro ensaio, mas aí a Jamala veio me dar um tapa na cara. Sério, o vestido tá sóbrio, tá lindo… A voz dela tá incrível… E o led que cresce e vai enraizando no chão até chegar ao fundo de árvore de luzes? A música não pede muita coisa, tá lindo demais. Nosso amigo Matheus deve estar muito orgulhoso do país do coração dele, com certeza! Nem preciso falar que essa mulher tem que pegar top 10 né?

Nanda: Curto e grosso? Cabelo e Figurino, nota 0. Performance, nota 11.

Neto: Que coisa linda aquela árvore no final da apresentação. Por outro lado, meio estranho esse figurino da Jamala. Ainda continua sendo favorita pra mim e tive a impressão de que ela foi uma das mais aplaudidas.

Passa ou não passa?

ukra

Noruega

Fefe: Gente, a Agnete tá fazendo a antipática mesmo? Ela não tá dando entrevista e nem falando na chamadinha do vídeo oficial… Ok, já sabemos que ela estava doentinha, mas pelo jeito ela deve estar é cantando no sacrifício. Nada mudou, exceto que agora a Agnete começa de baixo e a bailarina fica dentro do cubo dançando… O fundo ainda é bonito, mas hoje ele tá menos interessante. Não sei o que dizer, acho simplista demais, mas gosto da música e gostaria de vê-la indo a final.

Nanda: Não me chamem de cruel, mas vamos lá… Todo mundo sabe dos problemas de saúde da Agnete. Ela é bem aberta sobre isso. Mas não estar na sua própria coletiva de imprensa? 15 minutos sentada e respondendo perguntas. Eu entendo que ela não podia jogar a chance fora, mas se os médicos não permitem que ela faça isso, talvez ela não deveria estar no palco. Cancelar entrevistas individuais, festas, com certeza. Mas a coletiva ela podia encarar. Dito isso. Acho que passa fácil pra final.

Neto: Não sei se é pelo fato de achar a música meio chatinha que eu não curti 100% o que vi. A louca dançando ao fundo foi super aleatória pra mim. Agnete poderia estar sozinha no palco fácil fácil.

Passa ou não passa?

 macedonia

Geórgia

Fefe: Essa música tem cara de Lollapalooza, Coachella ou qualquer outro festival de rock. Se tocasse lá eu talvez gostasse e cantasse junto. Mas isso é Eurovision e eu quero muito mais, então tá pouquíssimo pra proposta deles… Eles estão altamente blasé e desanimados, e as luzes são muito bagunçadas, mas talvez em câmera funcione. Vamos aguardar…

Nanda: A Geórgia deveria trazer as Sophos de volta. Ainda se essa música fosse boa, né nom?

Neto: Ai, me julguem, mas eu adorei. Performance com banda que foi melhor do que a da Irlanda, por exemplo. Gostaria de ver na final.

Passa ou não passa?

giphy (1)

Albânia

Fefe: Putz, não tenho nem o que falar desse fundo pobre da Albânia, mas pra coroar a tosqueira só esse vestido assimétrico horroroso da Eneda né? Olha, não odeio a música dela, mas essa apresentação só me faz desgostar mais dela…

Nanda:  Gente, a Eneda tá parecendo uma drag do RuPaul com esse figurino! “The category is: rich bitch realness”. hihi. Lembram-se quando a gente não se importava com o que fosse sair doo Festival das Kenga, porque a gente sabia que no Eurovision iam transformar a música em algo arrasador? Pois é. No more. Nem o revamp e nem a performance funcionam pra mim.

Neto: E essa mão de rapper, amiga? Muita sedução, muito luxo nesse vestido, mas não consigo ver final. Pelo menos não tá merecendo passar.

Passa ou não passa?

 albania

Bélgica

Fefe: Bom, só eu que reparei que os lencinhos que eles levantam e jogam pra cima tem as cores da bandeira da Bélgica? Achei super fofo. Adorei a roupa brilhante da Laura, e a animação tá muito contagiante. A coreografia também tá bem ensaiada, o fundo tá muito bom… Essa música era meu guilty pleasure, mas agora assumo que queria vê-la na final. Allez, Belgique!

Nanda: Cantem comigo: QUAL É A PRESSÃO??? Como não amar essa malemolência belga da Laurinha Tesouro? Espero que os belgas consigam uma boa realização pra TV, porque essa performance é divertida demais para ficar de fora da final. Sério. Dá vontade de levantar dançar junto!  Torcendo aqui!

Neto: Como transformar uma música aleatória em algo que você realmente quer ver na final. Laura te ensina. Se num mero ensaio eu já me empolguei horrores, imagina no dia.

Passa ou não passa?

bélgica

Assim como ontem, mais países do Big Five subiram pela primeira vez no palco do festival e pudemos conferir o que vem por aí.

Alemanha

Fefe: Minha favorita chegou, aeeee!! Jamie-Lee <3 <3 <3 ok, vamos lá… Sim, eu usarei orelhinhas do Mickey na hora da performance dela só de zoeiras, mas a música tem uma mensagem muito importante pra mim e é por isso que ela é minha favorita. A apresentação é basicamente uma versão maximizada da NF, que já estava super bonito. Amei o fundo rosado, e essa roupa dela ainda não me desce, mas vamos respeitar o estilo da moça né.

Nanda: Miga, nada contra esse seu visual de mangá, mas não dá pra te levar a sério assim. Ainda se você estivesse no EuroJunior. E… Só eu achei que os backing vocalists atrapalham o cenário ali? Ou eles têm uma função que ainda não vimos ou eles poderiam estar mais pro canto para deixar o palco mais “limpo”, já que o fundo e os props já deixam tudo bem cheio.

Neto: Outra apresentação bem semelhante ao que foi feito na NF. A gente dá um desconto porque sabemos que foi diferente e funcionou. Já comentei que amo esses figurinos dela?

Resumindo…


alemanha

Itália

Fefe: Não curti o figurino, se a Francesca usar esse macacão de maria-mijona já será um belo no-no pra mim. Eu prefiro o vestido dela no Sanremo, mil vezes. Sobre o fundo e as coisinhas penduradas pelo palco, achei super fofo – apesar de ser um pouco infantil, mas aqui fala a pessoa mais infantil ever… Aguardando o segundo ensaio pra poder dar meu veredito, mas por enquanto achei fofo, e só.

Nanda: GO FRANCI GO! A fofura, a concentração e a voz estão lá. Mas essa cenografia me deixou intrigada. Já sabia do conceito da “semente que cresce para virar uma árvore”, mas nesses poucos segundos não deu pra entender NADA de como isso vai funcionar. Mas como a direção artística é da mesma pessoa de Calm After The Storm, vou mostrar que aprendi a lição antes de julgar. (PS: a bexiga vermelha <3 É quase um símbolo da Francesca e foi incrível ver isso no palco!)

Neto: Que lindeza! Tem como não amar? Nem tem muito o que falar e sim muito para apreciar.

Resumindo…
franci

Reino Unido

Fefe: Não entendi o conceito das fotos daquelas pessoas aparecendo, talvez porque eu não tenha visto essa NF? Enfim, é legal, aceitável até… Mas nada de brilhante ou chamativo… Música bem fim de tabela mesmo.

Nanda: Não sei se esse fundo funcionou pra eles…  Esse excesso de spots falsos geram uma distração desnecessária. As câmeras vão ter dificuldade pra fazer isso funcionar. E desculpa, nunca vou entender dois bateristas nesse palco. PRA QUE?

Neto: Mais um com algo praticamente igual ao que fez na NF. Nesse caso, tá mediano. Joe, me liga!

Resumindo…

err

Arquiteto, gordo e um terceiro continente a sua escolha. Tenho uma tara secreta pela Islândia que ninguém (incluindo minha pessoa) entende. Conheci ótimos artistas graças ao Eurovision e sonho que vários deles apareçam um dia no festival. Ou que pelo menos tentem.

Comments

comments

One Comment

  1. JEFFERSON LAMAS MACARONEL says:

    Olhando bem os ensaios e ouvindo as musicas, só tem 6 musicas que nao quero que cheguem a final de modo algum, e se uma delas passar eu morro kkkk: BÓSNIA, SAN MARINO, FINLANDIA, GRECIA, ESLOVENIA e GEORGIA. O resto tanto faz como fez kkkkkk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *