Lituânia 2016

abril 11th, 2016 | by Matheus Gomes
Lituânia 2016
Análises 2016
1

Conhecida por ser a terra das cegonhas, a Lituânia é o único dos Países Bálticos que ainda não venceu o Eurovision Song Contest. Apesar das não raras classificações para a grande final, o país marcou presença entre os 10 mais votados apenas uma vez, no ano de 2006, com os fanfarrões do LT UnitedWe Are The Winners. A verdade é que o país já teve momentos mais interessantes, especialmente em edições mais recentes, como as participações do virilha maluca – esse termo vai para o nosso dicionário, aguardem – Donny MontellLove Is Blind (2012), do charmoso Andrius Pojavis - Something (2013) e dos amorosos Monika Linkyte & Vaidas BaumilaThis Time (2015).

Neste ano, a Lituânia lançará sua sorte investindo, pela primeira vez, no comeback de um artista, teremos então, o retorno de Donny Montell aos palcos eurovisivos, com a canção I’ve Been Waiting For This Night.

donny3

Donny Montell é o nome artístico de Donatas Montvydas, que nasceu em outubro de 1987, na bela Vilnius, a capital lituana. Filho de um músico e uma ginasta, Donny iniciou sua carreira musical ainda criança, aos 6 anos, já participava de festivais e competições. Quando se fala em influências musicais, o primeiro nome que surge é o de ninguém menos que o rei do pop, Michael Jackson. Seus maiores investimentos musicais foram, sem dúvida, a possibilidade de representar seu país no New Wave 2011 e no Eurovision 2012.

Montell é fã de atividades físicas, e o basquete, esporte mais popular na Lituânia (não por acaso, o país possui 3 bronzes olímpicos), é também o seu preferido. Consolidado no showbiz local, o cantor é nome fácil na mídia e estampa as mais famosas publicações lituanas, e, desde 2013, é coach do aclamado The Voice.

Ainda que bastante popular em sua terra natal, o regresso ao festival não teve facilidades, Montell teve que superar outros 27 interessados em representar a Lituânia na competição. O número expressivo de finalistas reflete o prestígio do Eurovision entre os lituanos, que continue assim.

donny1

Lançada no início de dezembro, I’ve Been Waiting For This Night foi bem recebida pelo público e logo projetada como uma boa candidata para o Eurovision. Seus suecos compositores, Beatrice Robertsson e Jonas Thander (que já trabalhou com Sergey Lazarev, Ariana Grande, Demi Lovato e Taylor Swift, que tal?), estão super envolvidos com esta jornada eurovisiva. A canção é, de fato, mais interessante do que a sua antecessora, Love Is Blind. Pudera, seu som mais atual marca o crescimento artístico de Donny Montell e segue o perfil de canções que costumam agradar ao exigente público do festival. Bom, gostando ou não, os eurofãs terão uma boa oportunidade para balançarem suas bandeiras.

Sobre as chances no certame, acredito na classificação, mas a única certeza é que a concorrência não vai ceder a vaga de mão beijada, ao contrário de boa parte dos meus colegas editores, não vejo baixo nível nesta edição do Eurovision.

12 points: Donny teve passagem positiva pelo festival, pouco tempo atrás.
Null points: A efusividade de Montell deixa o stage cafona, mas tem que goste.

Nota 07/10

Ranking ESC12points: 13º lugar
Nota ESC12points: 8 (maior nota: Marcos, 9,5; menor nota: Andreas e Dave, 6)

Matheus Gomes, advogado e acadêmico de psicologia da Universidade Federal do Acre. Nascido e perdido no meio da Amazônia, ucraniano de coração!

Comments

comments

One Comment